sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Introdução: Angioedema e urticária


Introdução: Angioedema e urticária




Angioedema e urticária devem ser vistos como diferentes manifestações do mesmo processo patológico. Vênulas venule inflamação resulta em vazamento de líquidos e edema em ambas as condições. No entanto, angioedema envolve navios nas camadas da pele abaixo da derme, enquanto a urticária é localizada à derme superficial. Isso resulta em diferentes apresentações clínicas.



A fonte subdérmico de resultados angioedema em bem demarcada, localizada, edema nonpitting. Urticária está localizada a porção superficial da derme e se caracteriza por bem circunscritas pápulas eritematosas com bordas elevadas e branqueamento central. Estes freqüentemente coalescem para tornar-se pápulas gigante.



Essas condições podem ocorrer em conjunto ou separadamente. Episódios recorrentes de uma ou ambas as condições há menos de uma duração de 6 semanas são consideradas agudas, enquanto que os ataques mais duradouras são consideradas crônicas.



Angioedema, com ou sem urticária é classificada como alérgica, hereditária ou idiopática. Complicações variam de disfonia ou disfagia para insuficiência respiratória, obstrução completa, e da morte.



Fisiopatologia

Angioedema envolve extravasamento vascular embaixo da derme e subcutâneo. Esta resposta é mediada por mediadores vasoativos, como a histamina, serotonina e cininas (por exemplo, bradykinins), que provocam a dilatação das arteríolas e de induzir um breve episódio de extravasamento vascular em vênulas, onde a junção entre as células endoteliais parece mais flexível do que nos capilares e arteríolas.



Freqüência

Estados Unidos

Aproximadamente 15% da população é afectada por episódios recorrentes de idiopática. O tipo mais comum não tem uma causa detectável.



Mortalidade / Morbidade

Morbidade e mortalidade estão diretamente relacionados com a gravidade da obstrução das vias aéreas.



Race

Não existe predileção racial específico.



Sexo

As mulheres tendem a ter mais ocorrências do que homens.



Idade

As pessoas que são predispostas ter um aumento na freqüência de crises após a adolescência, com o pico de incidência ocorre na terceira década de vida.



Clínica

História

História Geral

Erupções urticariformes costumam aparecer em intervalos e são intensamente pruriginosas.

Doentes com angioedema ou urticária devem ser questionados em detalhe para identificar o antígeno agressor (nos casos de angioedema alérgica).

Qualquer história familiar ou história de episódios recorrentes com o uso de agentes especiais deve ser procurado.

Medicamentos associados com urticária e angioedema incluem o seguinte:

Agentes Radiocontrast

Opiáceos

Dextrano

Enzima conversora de angiotensina (IECA)

Aspirina

Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)

As fontes comuns de antígenos que causam urticária e angioedema incluem o seguinte:

Envenenamentos Hymenoptera

Alergias alimentares, como frutas frescas, mariscos, peixes, nozes, tomates, ovos, leite, chocolate, aditivos e conservantes

Trauma local (por exemplo, o procedimento odontológico, amigdalectomia)

Exposição à água, sol, frio ou calor

Caspa animal (escamas da pele de galpão)

O estresse emocional

Post infecção ou doença, incluindo doenças auto-imunes, tais como auto-imune da tireóide e leucemia

Urticária crónica (cada vez mais associados Helicobacter pylori bactérias)

Física

Exames gerais

Os pacientes apresentam geralmente com o início agudo de edema bem demarcada dos tecidos cutâneos distensível (por exemplo, lábios, olhos, orelhas, língua, úvula).

A face, extremidades, e genitais são mais comumente afetadas.

Avaliação via aérea

Primeiro, determinar a permeabilidade das vias aéreas.

Ataques severos podem anunciar o início de anafilaxia sistêmica, caracterizada inicialmente por dispnéia.

Gastrointestinais (GI): edema maciço do tecido subcutâneo na região abdominal pode apresentar com distensão abdominal e sinais compatíveis com obstrução intestinal.

Causas

Imunoglobulina E (IgE), angioedema mediada / urticária pode resultar da ingestão de antigénio (por exemplo, alimentos, medicamentos) ou de exposição parenteral (por exemplo, medicamentos, Hymenoptera).

Complement-mediated angioedema / urticária:

Esta angioedema envolve complexo imune mediada venulitis necrotizing cutaneous manifesta-se como doença do soro.

É caracterizada por febre, angioedema, artralgias, urticária e púrpura palpável.

O angioedema hereditário

Este tipo de angioedema é caracterizada pela auto-limitada recorrentes ataques envolvendo a pele, tecido subcutâneo, trato respiratório superior, ou do trato gastrointestinal. Os ataques podem durar de algumas horas a 2-3 dias.

GI ou superior acomete o trato respiratório pode ser precipitado por trauma local (por exemplo, procedimentos odontológicos, amigdalectomia).

Angioedema idiopático parece se manifestar devido à directa dos mastócitos, liberando agentes em certos compostos (por exemplo, meios de comunicação radiocontrast, opiáceos, dextran).

Outras drogas podem precipitar ataques de efeitos no metabolismo do ácido araquidônico (por exemplo, aspirina, AINEs, os compostos que são inibidores da ciclooxigenase).

Os inibidores da ECA precipitar ataques de interferir diretamente com a degradação da bradicinina, potencializando assim o seu efeito biológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário